Projetos

 

JoyFace

Controle de dispositivos através de expressões faciais.
Período: 2016 a 2018
Instituição:
Objetivo: O JoyFace é um software desenvolvido em Python para controle de dispositivos através de técnicas de visão computacional.
A proposta do projeto JoyFace é oferecer uma solução completa para pessoas com deficiência motora severa, como pacientes que sofreram AVC ou tetraplégicos . A partir de expressões faciais e do deslocamento do rosto, é possível controlar uma cadeira de rodas motorizada, acender luzes, abrir portas, utilizar um mouse, entre outras funções.
A ideia é oferecer maior independência à pessoa com deficiência, utilizando uma solução de baixo custo. O rosto do usuário é identificado por uma câmera comum, já embutida em notebooks do mercado e partir do deslocamento do nariz, o usuário pode enviar comandos para o software responsável pelo controle dos dispositivos.
Demonstração:

 

Projeto DTITA

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Tecnologia Assistiva.
Período: 2014 a 2016
Instituição:
Objetivo: Projeto criado dentro do Programa Nacional Viver Sem Limites buscando implementar novas iniciativas e intensificar ações já desenvolvidas em benefício a melhora da funcionalidade das pessoas com deficiência. Se compões de 6 etapas físicas denominadas Metas; Meta 1: Desenvolvimento de Leitor Digital Autônomo. Meta 2: Criação da Rede Nacional de Captura de Movimentos. Meta 3: Desenvolvimento de uma interface de acessibilidade voltada para dispositivos móveis, com sistema operacional Android, que permite aos indivíduos com graves comprometimentos motores interagir com os sistemas computacionais. Meta 4 : Lousa Digital com Resposta Motora (Haptics) Meta 5: Estabelecimento de Técnicas de Manufatura Aditiva (impressão 3D) de Próteses e Órteses. Meta 6: Desenvolvimento de Display Táctil baseado na tecnologia SAW.
Demonstração:

 

AUXILIS

Auxilis: Desenvolvimento de software e hardware para auxílio à pessoas com deficiência.
Período: 2013 a 2014
Instituição:
Objetivo: Desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de baixo custo, utilizando sensores, software e hardware dedicados, que atuarão como potencializadores das capacidades motoras de indivíduos com graves deficiências motoras. O principal objetivo do projeto Auxilis é permitir que a pessoa mantenha sua condição funcional e possam participar ativamente de seu mundo. Isso acontecerá primordialmente pelo acesso ao computador para tanto, o usuário pode interagir com o sistema através do sopro, de sons, piscar de olhos, movimentos de cabeça, preensão da mão ou um switch de toque, para cada estímulo um sensor é utilizado. O dispositivo foi desenvolvido utilizando linguagens C e Python.
Demonstração:

 

SmartFuzzy

Modelagem de Cargas utilizando Sistemas baseados em Regras Nebulosas para Medição Inteligente de Energia.
Período: 2010 a 2011
Instituição:
Objetivo: O projeto SmartFuzzy consiste em uma ferramenta de software para Smart Grids que permitisse a modelagem das cargas presentes no sistema elétrico de instalações consumidoras ao longo de sua vida útil. Foi desenvolvido um software baseado em linguagem Java, apoiando-se em técnicas de Inteligência Artificial e Lógica Fuzzy para realizar o dimensionamento do sistema de fornecimento de energia de forma não intrusiva em ambientes residenciais.
Demonstração: Mais Informações