Alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática apresentam projetos baseados na plataforma Arduino

Os alunos do 1° módulo do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFNMG – Campus Januária, apresentaram os projetos desenvolvidos durante o semestre letivo, na disciplina de Sistemas Digitais. Os projetos foram desenvolvidos utilizando a plataforma Arduino, sensores, motores e dispositivos eletrônicos em geral.

A plataforma Arduino consiste em um microcontrolador de baixo custo, que pode ser integrado a outros componentes eletrônicos e programado através da Linguagem de Programação C/C++.

Através dos projetos, os alunos puderam aplicar na prática os conceitos de eletrônica e sistemas digitais ministrados em sala de aula, também foi necessário controlar todos os componentes do projeto através da lógica de programação e uma linguagem de programação. Além disso, os projetos foram apresentados no X Simpósio de Informática do IFNMG Campus Januária, onde foram avaliados pela comunidade interna e externa.

Bengala Especial:

O objetivo do projeto é oferecer uma solução tecnológica de baixo custo, para pessoas com deficiência visual.  Esta bengala identifica objetos ou obstáculos à frente através de um sensor ultrassônico capaz de localizar obstáculos no ambiente e suas respectivas distâncias, um sinal sonoro é emitido para avisar se o obstáculo está distante, próximo ou muito próximo, como pode ser visto na demonstração abaixo.

Se você quiser saber mais sobre o projeto, acompanhe o tutorial disponível neste link.

Alarme Sensorial

O projeto tem como função enviar uma onda sonora de alta frequência e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som, assim identificando a quantos metros o objeto está.

Se você quiser saber mais sobre o projeto, acompanhe o tutorial disponível neste link.

Alarme de Incêndio

O objetivo do projeto é identificar alta concentração de álcool ou fogo no ambiente e emitir um alerta sonoro e também ativar um jato de água no ambiente, evitando assim incêndios em ambientes residenciais.

Se você quiser saber mais sobre o projeto, acompanhe o tutorial disponível neste link.

Piano de Banana

A proposta do projeto é oferecer um piano com bananas, ao tocar em cada fruta, uma nota do piano musical é tocada no buzzer.

 

Se você quiser saber mais sobre o projeto, acompanhe o tutorial disponível neste link.

 

 

 

Leia também

One thought on “Alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática apresentam projetos baseados na plataforma Arduino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.