Aprenda Visão Computacional

Visão Computacional é a ciência responsável pela visão de uma máquina, pela forma como um computador enxerga o meio à sua volta. A proposta é imitar a visão humana, para tanto, oferecemos como entrada uma imagem, realizamos um processamento e entregamos como saída uma interpretação da imagem recebida.

A proposta de carros autônomos só começou a ser concretizada após avanços na área de visão computacional e avançamos cada vez mais levando esta tecnologia para Drones que começam a ser utilizados na agricultura para reconhecer frutos bons para colheita ou identificar pragas, ou até mesmo em breve podemos ter no mercados óculos que possam identificar rostos e levantar dados a partir de redes sociais, assim vamos diminuir aqueles momentos constrangedores que não lembramos o nome daquele velho colega de escola/faculdade 🙂

A ideia geral da visão computacional é oferecer um aprendizado parecido com o humano. Uma criança ao longo da vida, recebe uma série de estímulos visuais e associa tais estímulos a certos padrões de interpretação.

Reconhecer significa conhecer de novo e isto implica num processo onde existe algum conhecimento prévio e algum tipo de armazenamento de informações sobre o objeto a ser reconhecido. Esta é a parte onde os sistemas de visão possuem uma intersecção com a área de inteligência artificial.

Para fazer o reconhecimento um sistema de visão necessita uma base de conhecimento dos objetos, esta base de conhecimento pode ser implementada diretamente no código, através, por exemplo, de um sistema baseado em regras, ou esta base de conhecimento pode ser aprendida a partir de um conjunto de amostras dos objetos a serem reconhecidos utilizando técnicas de aprendizado de máquina.

O TED abaixo exemplifica bem essa definição, a pesquisadora de Stanford Fei-Fei Li, criou em 2007 o projeto Imagenet, um repositório de imagens para identificação de padrões visuais e explica os principais desafios da área.

 

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.